A HISTÓRIA DAS RELIGIÕES: é uma ciência humana para o estudo das
religiões, ou melhor conjuntos de práticas e crenças, ritos e mitos.
Essa disciplina fez sua aparição em universidades oficiais, na segunda
metade do século XIX, no desenvolvimento das ideias seculares , o debate
sobre a separação entre a Igreja e o Estado e do desenvolvimento das
ciências sociais.
Definição:
A história das religiões aborda o fenômeno religioso a partir de
uma postura não-denominacional, em uma perspectiva histórica,
antropológica, mas também, no tempo e no espaço. É neste contexto,
estreitamente ligado a outras disciplinas das ciências sociais, a
começar com a etnologia, história e filologia. Disciplinas como irmãs, a
história das religiões é uma ciência de observação baseada na análise
dos dados, bem como a comparação.
Esta disciplina também possui outros nomes, como Ciências da
Religião, que vem do alemão Religionswissenschaft, primeiro um conceito
cunhado por Friedrich Max Müller, um famoso orientalista, mitologista e
estudioso das tradições indo-europeias do século XIX. Na altura, o
estudo das religiões parece estar enraizada na romântica romântico.
Também encontra-se muitas vezes o termo estudo comparativo das
religiões, sobretudo no mundo de fala inglesa.
História:
O exercício da história das religiões tem sido sempre
comparativo. Em tempos antigos, já desde Heródoto, a civilização grega
observava costumes e tradições dos outros povos (os egípcios, persas,
judeus). Plutarco, no primeiro século de nossa era, escreveu uma série
de obras que poderiam ser chamados mitologia comparativa.
Posteriormente, os Padres da Igreja, que irão comparar as diferentes
religiões (e para forjar o conceito de paganismo) para explicar o
surgimento e a superioridade do Cristianismo. Trata-se dos conceitos
descritos neste quadro feito pelos Padres da Igreja (por exemplo,
Daylight, imitação ou mal), que servirá para explicar, após a descoberta
do novo mundo, o estranho hábito dos índios de se reunir e que se
assemelham aos dos pagãos antes do Cristianismo. A comparação será,
então, realizada em três níveis [carece de fontes]: o Velho, e os
selvagens. Assim, a "História apologética" do dominicano Bartolomeu de
las Casas (século XVI) e "As formas hábitos silvestres dos americanos,
em comparação com os primeiros dias", do jesuíta Joseph François Lafitau
(século XVIII). Estamos ainda em uma apologética. A história das
religiões está crescendo a partir do lado do Cristianismo em relação a
outras religiões.
No século XIX, no final do processo lançado pela
deconfessionalização dos filósofos do Iluminismo, a história da religião
vai lentamente se tornar uma verdadeira disciplina científica, livre do
jugo da religião, justamente, a fim de melhorar o objeto de estudo. A
história das religiões é diferente, em primeiro lugar, das disciplinas
teológicas, mesmo que cresça também uma profunda revisão das tradições.
Será marcada pela Estudos Orientais e da Pré-História, com Riane Eisler,
Margaret Mead, Marija Gimbutas, a descoberta do sânscrito, crítica
bíblica (Ernest Renan), a religião pagã (babilônica, egípcia, grega,
romana), com Jane Ellen Harrison e Mircea Eliade, mas também e sobretudo
pela antropologia anglo-saxônica (Robertson Smith, Edward Tylor, James
George Frazer, Merlin Stone) e da escola sociológica francesa (Emile
Durkheim, Marcel Mauss, Henri Hubert).
No século XX, a história das religiões será influenciada por
abordagens psicológicas (Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Karol Kérény,
Melanie Klein), fenomenológica (Rudolf Otto, Mircea Eliade), ou a figura
da mitologia comparativa (Joseph Campbell, Georges Dumézil) ou em
antropologia social (Claude Lévi-Strauss).
Hoje em dia, muitas associações e organizações incluem
especialistas em diferentes campos da história das religiões. Diferentes
abordagens, a partir de uma escola para outra ainda são praticadas, mas
o exercício da comparação e perspectiva histórico-antropológica são
mais frequentemente requeridas.
*Observação a Fonte deste texto foi retirado da :"WIKIPÉDIA A Enciclopédia Livre".
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