sábado, 28 de abril de 2012

RELIGIÕES ABRAÂMICAS


AS RELIGIÕES ABRAÂMICAS: São as Religiões monoteístas cuja origem comum é reconhecida em ABRAÃO

(em hebraico: אברהם, Avraham ou ’Abhrāhām,é um personagem bíblico citado no Livro do Gênesis a partir do qual se desenvolveram

(3)Três Das Maiores Vertentes Religiosas Da Humanidade: 

  

(ESTRELA DE DAVI) 

o JUDAÍSMO, 

 

 

( CRUZ) 

o CRISTIANISMO 

&

   

(O NOME DE DEUS EM ÁRABE) 

o ISLAMISMO. 

Entretanto, arquelogistas não encontraram nenhuma evidência significativa da existência de ABRAÃO.É o primeiro dos Patriarcas bíblicos e fundador do monoteísmo dos hebreus.)

ou o reconhecimento de uma tradição espiritual identificada com ele.Essa é uma das três divisões principais em religião comparada, junto com as religiões indianas (Dharma) e as religiões da Ásia Oriental.


As três principais religiões abraâmicas são, em ordem cronológica de fundação, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. O judaísmo considera-se como a religião dos descendentes de Jacó,um neto de Abraão. Ele tem uma visão estritamente unitária de Deus e o seu livro sagrado central para quase todos os ramos é a Bíblia Hebraica, como elucidado na lei oral. O cristianismo começou como uma seita do judaísmono século I d.C. e evoluiu para uma religião separada, a Igreja Cristã, com crenças e práticas distintas. Jesus é a figura central do cristianismo, considerado por quase todas as denominações como de origem divina, tipicamente como a personificação de um Deus Trino.A Bíblia Cristã é geralmente considerada a autoridade máxima, juntamente com a Sagrada Tradição em algumas denominações apostólicas, tais como o catolicismo romano e a ortodoxia oriental. O islã surgiu na Arábia no século VII d.C., com uma visão estritamente unitária de Deus.Os muçulmanos (seguidores do islã) tipicamente apontam o Alcorão como a autoridade máxima de sua religião, como revelado e esclarecido através dos ensinamentos e práticas de um central, mas não divino, profeta, Maomé. Fora destas três religiões bem conhecidas, há uma série de entes relativamente menores, como a Fé Bahá'í e os drusos, ambos originalmente ramificações do islamismo xiita.

As três principais religiões abraâmicas têm certas semelhanças. Todas são monoteístas e concebem Deus como uma figura de um criador transcendente e a fonte da lei moral,e as características de suas narrativas sagradas partilham muitos dos mesmos valores, histórias e lugares, embora muitas vezes apresente-os com diferentes funções, perspectivas e significados. Elas também têm muitas diferenças internas com base em detalhes de doutrina e prática. O cristianismo é dividido em três ramos principais (CATÓLICO, ORTODOXO e PROTESTANTE ), além dezenas de denominações significativas e pequenas. O islã tem dois ramos principais (sunitas e xiitas), cada uma tendo várias denominações. O judaísmo também tem um pequeno número de denominações, das quais as mais significativas são os ortodoxos, conservadores e reformistas. Às vezes e em vários locais as diferentes religiões, e alguns dos ramos dentro da mesma religião básica, têm estado em um conflito amargo com o outro na medida de guerra e derramamento de sangue.

No início do século XXI havia 3,8 bilhões de seguidores das três principais religiões abraâmicas e estima-se que 54% da população mundial se considere adepta de uma dessas religiões, cerca de 30% de outras religiões e 16% é não-religiosa.
 

*Observação a Fonte deste texto foi retirado da :"WIKIPÉDIA A Enciclopédia Livre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário